Conhecer o ponto de equilíbrio é, para qualquer empresa fundamental para entender a relação existente entre as suas receitas e os seus custos, assim mantendo e suprindo as necessidades básicas de funcionamento.
No post de hoje, iremos abordar todos esses tópicos. Então fique conosco.
Primeiramente, que é o ponto de equilíbrio?
Utilizado em economia e finanças, o Ponto de Equilíbrio indica o valor no qual as despesas e receitas de um negócio se equiparam. Quando uma empresa alcança essa marca, significa que o total de ganhos é o mesmo do total de gastos, em outras palavras, não lucrou nem teve prejuízo, sendo assim toda a venda realizada após esse limite é contabilizada como lucro para o empreendimento.
E qual a importância de calcular o Ponto de Equilíbrio?
Calcular o ponto de equilíbrio de um negócio é muito importante, pois, além de entender facilmente a viabilidade do empreendimento, é possível saber se a sua empresa está ganhando ou perdendo dinheiro. Assim a organização, planejamento e uma boa gestão ajudam o negócio a se manter positivo e ao mesmo tempo obter lucro.
Algumas dicas para alinhar o Ponto de Equilíbrio
Para começar a aplicar o ponto de equilíbrio na sua empresa, é bom ter em mãos todas as informações referentes ao seu funcionamento para ter acesso aos valores mais facilmente.
Para dar esse passo e conseguir fazer o cálculo de forma mais assertiva, é importante seguir algumas etapas. Confira abaixo:
- Analise os custos fixos da sua empresa.
Lembra-se daquela expressão “É preciso colocar tudo na ponta do lápis”? Pois bem, o primeiro passo é considerar todas as despesas necessárias para manter sua empresa funcionando, você não precisa calcular o que você gasta com serviços ou produtos, mas sim o que é necessário para manter a sua produção.
- Avalie a margem de contribuição
Após saber quais despesas não podem faltar para manter a produção ativa de seus produtos ou serviços, é o momento de descobrir o ganho bruto sobre suas vendas. Então, você deve somar os custos de produção e as despesas variáveis e depois acrescentar o valor da margem de contribuição sobre o resultado: o excedente serve para cobrir as despesas fixas e gerar lucros.
Quais são os benefícios de fazer esse cálculo?
O cálculo ajuda você a identificar quanto deve ser a receita bruta de sua empresa, o valor da margem de contribuição, a quantidade de vendas, como não perder a competitividade no mercado ou reduzir as despesas fixas e também como manter a saúde financeira sempre em dia.
É válido lembrar que, além de analisar o ponto de equilíbrio da sua empresa, também é preciso contar com ferramentas tecnológicas e fazer um monitoramento frequente nos fatores citados acima para acompanhar todas as etapas a serem realizadas, assim, garantindo mais segurança na gestão de finanças da sua empresa.