Pular para o conteúdo

Sua empresa tem um Fluxo de Caixa?

Controle é a palavra de ordem na maioria dos ambientes corporativos. Acompanhar os detalhes do faturamento e dos gastos é algo vital para que uma empresa possa crescer e se manter competitiva, já que um dos principais procedimentos para zelar pelo dinheiro da companhia é o fluxo de caixa.

Esse processo é obrigatório em qualquer empresa e caso você tem algumas dúvidas, não se preocupe, no post de hoje vamos explicar o que é, como funciona e qual é a sua importância. Então fique conosco.

O que é Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa é um relatório gerencial da entrada e saída de capital de sua empresa em um determinado período, que pode variar de uma semana, um mês, um semestre.

Se há mais dinheiro entrando do que saindo, então ele está positivo. Porem, se a empresa vem gastando mais do que ganha, o resultado é negativo. Ou seja, o fluxo de caixa é um indicador importante da saúde financeira do negócio e extremamente fundamental para a tomada de decisões.

E qual a importância do fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é essencial, porque resumidamente ele é a organização financeira da empresa. Sem ele, não é possível calcular os recursos que entram e que saem, ou seja, o caixa pode ser imaginado como o instrumento que guarda o dinheiro recebido nas vendas.

O fluxo nada mais é do que controlar essas saídas para que as entradas sejam maiores e, assim, gerem lucro e assim poder utilizar esse dinheiro para comprar algo e fazer investimentos em seu negócio.

Tipos de Fluxo De Caixa

Existem alguns tipos de fluxo de caixa e cada um deles pode entregar informações diferentes para sua empresa. Cabe você decidir junto a sua contabilidade qual melhor se encaixa a sua necessidade.

Esses tipos de fluxo de caixa podem ser:

– Fluxo de Caixa Projetado;
– Fluxo de Caixa Operacional;
– Fluxo de Caixa Direto;
– Fluxo de Caixa Livre.

Por isso é bom ter um estudo objetivo e claro para realizar um eficiente fluxo de caixa, pois independente do tamanho de sua empresa, o negócio terá garantia de lucro para o crescimento e manutenção do empreendimento.

Como fazer um Fluxo de Caixa eficiente?

Não existe milagre ou dica surpreendente, ou seja, a melhor forma de facilitar o trabalho de organizar a empresa financeiramente é com profissional qualificado e uso de tecnologia. Simples, direto e fácil!

Confira algumas dicas importantes para um fluxo de caixa que funcione e também para que ele seja objetivo e cumpra com o próprio dever no seu negócio.

Faça um Planejamento.

A análise do fluxo de caixa pode auxiliar nas projeções e a partir das leituras anteriores e de certas atitudes empresariais já tomadas, você pode tentar estimar qual será o seu faturamento ou seus gastos para o próximo mês, assim determinando uma meta de redução de custos e/ou de aumento de faturamento a cada período.

Defina as despesas fixas e esporádicas

Alguns gastos mensais como aluguel, contabilidade e Internet, pagamentos parcelados ou taxas podem ser registrados no fluxo de caixa como contas a pagar nos próximos meses. Assim, o gestor terá o saldo atual real sobre o caixa e saber como reagir no futuro, mediante aquela média fixa de gastos que já estão pré-estabelecidas.

Tome decisões na hora certa

Com o relatório de fluxo de caixa, é possível saber se falta ou sobra de dinheiro. E com isso a empresa estará apta a tomar decisões para otimizar as estratégias.

Conte com um profissional capacitado

Sabemos que nem sempre é possível ter um colaborador para designar essa função, então nada melhor do que terceirizar para um profissional capacitado a fazer esse fluxo de caixa andar e apontar as decisões a serem seguidas.

 

O maior erro em qualquer planejamento de fluxo de caixa é não ter expectativas realistas, onde esse erro pode ser causado por várias coisas como, erros de registro inicial, dificuldades de planejamento empresarial, superestimar certas tendências de mercado ou misturar contas pessoais e profissionais.