A folha de pagamento é um dos itens mais importantes no departamento pessoal de uma empresa, pois, esse documento tem diversas finalidades.
No post de hoje, iremos abordar todos esses tópicos. Acompanhe-nos!
Afinal, Para que Serve a Folha de Pagamento?
A folha de pagamento reúne informações do empregado e da empresa, gerando um documento que indica todos os valores de remuneração, impostos, descontos e bonificações dos trabalhadores.
Veja abaixo uma lista dos itens que devem constar em uma folha de pagamento:
– Salário do colaborador (valor fixo, determinado em contrato);
– Adicionais de insalubridade e periculosidade;
– Comissão e bonificações;
– Horas extras;
– Adicional noturno;
– Faltas e atrasos registrados no controle de ponto;
– Salário família;
– Vale refeição;
– Vale transporte;
– Contribuição sindical;
– Contribuição com o FGTS;
– Imposto de renda.
Gerir com eficiência a folha de pagamento é um dos pilares para o bom funcionamento da empresa, especialmente para a saúde financeira dos negócios. É por meio desse documento que ela comprova o recolhimento de impostos e do INSS, além do pagamento do salário e benefícios, assim evitando processos trabalhistas e o pagamento de multas e indenizações, preservando seu capital.
Por que é necessário organizar a folha de pagamento?
Manter a folha de pagamento organizada pode propiciar vários benefícios, como a centralização e integração dos dados, previsibilidade financeira, precisão das informações e rapidez no processo de identificação e correção de erros, além de uma eficiência no controle financeiro e simplicidade nas auditorias internas e externas.
Ou seja, a prática vai gerar segurança ao longo de todo o procedimento, além de trazer melhores resultados para o seu negócio.
E como fazer uma gestão eficiente da folha de pagamento?
Confira algumas dicas podem ser importantes para auxiliar você nesse processo:
– Defina uma conta bancária
Ter uma conta bancária específica para realizar os pagamentos auxilia na identificação dos tipos de despesas e no monitoramento do fluxo de caixa, simplificando a comprovação de certas informações caso ocorra algum tipo de fiscalização.
– Realize um planejamento de gastos
É importante conhecer as despesas de sua empresa, e com isso planejar o pagamento de cada uma, fazendo uma projeção dos gastos desde o começo do ano, elaborando uma poupança mensal para evitar problemas com o orçamento do negócio.
– Controle as horas trabalhadas pelos funcionários
O registro de ponto é fundamental para o cálculo da folha de pagamento, pois é por meio dela que o gestor consegue saber quantas horas foram laboradas por empregado e se existe a necessidade de pagamento de hora extra ou desconto por atrasos e faltas.
– Automatize a atividade
Automatizar a gestão da folha de pagamento pode gerar melhores resultados para a empresa, pois isso possibilita a integração dos dados e o armazenamento em um único local, facilitando a busca e o acesso pelas pessoas responsáveis.
– Conte com o auxílio de profissionais
Uma possibilidade é apostar em um sistema de gestão de confiança para emitir a folha, o que pode ser útil para reduzir custos e otimizar tempo. Da mesma forma, o auxílio de um contador sempre é bem-vindo, pois ele é apto para lidar com o volume de dados e informações sobre cada funcionário, além de conhecer em detalhes os números e prazos de cada tributo.
Agora que você já sabe a importância da gestão da folha de pagamento, não espere mais para colocar as dicas apresentadas em prática e caso precise de ajuda pode contar conosco!