O planejamento tributário é um conjunto de estratégias, ações e estudos elaborados com o objetivo de reduzir a carga tributária de uma empresa de forma totalmente legal. Ele deve ser estruturado, preferencialmente, por contadores, que avaliam as características do negócio e utilizam essa análise para orientar as decisões que dizem respeito aos tributos e impostos.
No post de hoje, iremos abordar todos esses tópicos. Então fique conosco.
Qual a importância do planejamento tributário para empresas?
Planejar é reduzir riscos e, consequentemente, aumentar as chances de fazer o seu negócio alcançar o objetivo desejado. Sendo assim, o planejamento tributário não está associado só às grandes empresas, mas também deverá ser utilizado em qualquer tipo de empresa seja ela micro, pequena ou média.
Também chamado de elisão fiscal, o planejamento tributário proporciona vantagens em sua rotina de trabalho, como:
– Evita o pagamento de impostos indevidos;
– Mantém a empresa legalizada;
– Informações ficam seguras;
– Deixa o seu concorrente para trás.
Qual o papel da contabilidade em uma empresa?
É a área responsável pelo controle financeiro de empresas no que se refere à apuração de impostos e taxas referentes à prestação de serviços e venda de produtos.
A contabilidade controla a evolução do patrimônio de uma empresa, onde através dela é possível calcular e registrar todas as operações comerciais e financeiras realizadas no período, produzindo relatórios que serão usados para fornecer aos seus proprietários informações úteis e relevantes para análise da situação econômica e patrimonial da empresa.
Quais são as melhores dicas para colocá-lo em prática?
Existe uma série de etapas que devem ser seguidas com seu serviço de contabilidade para que o planejamento tributário seja implementado com sucesso.
Agora, vamos mostrar para vocês os melhores procedimentos de um planejamento tributário de qualidade:
1. Escolha uma boa contabilidade.
Quem tem parceria com um profissional contábil competente não passa por situações problemáticas na rotina de trabalho, já que a contabilidade oferece toda ajuda que você precisa para realizar a sua gestão tributária, e não apenas declarar o Imposto de Renda e evitar que você caia na malha fina também.
2. Faça o levantamento de dados.
É necessário analisar todos os setores e entender melhor as legislações e os impostos que o seu negócio precisa pagar, é aqui que o contador é uma peça fundamental para esse levantamento de dados.
3. Escolha o melhor regime tributário.
Essa é outra etapa do planejamento tributário que necessita de bastante atenção, já que cada tipo de regime poderá afetar o seu negócio de forma diferente, e uma escolha equivocada afeta todo o ano fiscal da organização.
4. Estabeleça prazos e avaliações periódicas.
Após buscar a ajuda de uma contabilidade, não se esqueça de definir prazos para a realização das suas tarefas, pois assim você poderá alcançar o resultado desejado e não correrá riscos de multas, muito menos ser incomodado pelo Fisco.
5. Simule e análise cenários prevendo o faturamento.
Você deverá cogitar os mais diversos cenários, pois imprevistos podem acontecer (a pandemia por exemplo), e assim, definir estratégias para atuar frente essas possibilidades sem sofrer tanto com o impacto de surpresas indesejáveis. Isso acontece porque a projeção do faturamento é um dado que possibilita o enquadramento no regime tributário ideal, ou seja, aquele que tem as menores taxas e as condições mais favoráveis.
Como você pôde perceber é fundamental o apoio de uma assessoria contábil no planejamento tributário para entender a legislação tributária e poder acompanhar as mudanças da lei ao longo da execução do que foi projetado, tornando-se um importante aliado na obtenção de melhores resultados financeiros para a sua empresa.