Pular para o conteúdo

Como planejar um Controle Financeiro?

O planejamento do controle financeiro é uma maneira proativa de garantir que você otimize os recursos monetários disponíveis para sua empresa, sendo vital para o sucesso contínuo de uma empresa, assim gerando mais lucro para que possa crescer.

Nesse texto iremos abordar como o controle financeiro é importante para sua empresa. Então fique conosco.

O que é controle financeiro, afinal de contas?

O controle financeiro é um grupo de ações que são utilizadas para verificar se o que foi estabelecido no planejamento está sendo executado corretamente e quais as medidas necessárias para corrigir possíveis falhas e erros.

Entre os principais métodos de Controle Financeiro, se destacam:

Fluxo de caixa;
– Gestão orçamentária;
– Análise do ponto de Equilíbrio e Lucratividade;
Demonstrativo do Resultado do Exercício;
Balanço Patrimonial;
– Gestão de custos.

Quais os benefícios do controle financeiro?

É importante apontarmos os benefícios do controle financeiro, pois, além de percebermos as vantagens de realizar esse tipo de operação, também conferimos cada um dos seus detalhes e sua relação com a fase de planejamento. Confira alguns desses benefícios:

1. Traçar um norte para a gestão

Fica muito mais fácil seguir para o progresso quando sabemos exatamente onde queremos chegar e com as informações colhidas em exercícios anteriores podemos saber exatamente o que esperar para os próximos períodos e caminhar com mais segurança.

2. Integração com os dados do negócio

O controle financeiro é o primeiro passo para fazer uma integração efetiva dos dados da empresa e evitar confusão entre a gestão e os diferentes departamentos.

Para isso, além de organizarmos todas as informações dos fluxos de caixa e da demonstração dos resultados do exercício (DRE), também devemos contar com o apoio da tecnologia para fazer todo o processo com mais agilidade.

3. Agiliza a tomada de decisão

Possuir um controle efetivo das finanças com dados organizados, podemos rapidamente consultá-los para tomar decisões em qualquer momento, evitando a gestão reativa, que fica apenas apagando incêndios, para utilizar uma gestão proativa.

4. Realiza feedbacks precisos

Com o controle financeiro em dia a empresa pode realizar feedbacks precisos junto aos gerentes e demais colaboradores, já que terá as informações de que precisa em tempo real, e poderá corrigir o rumo sempre que julgar necessário, mantendo os colaboradores informados com uma gestão mais atuante.

O controle financeiro é uma atividade feita durante todo o ano e requer o apoio de relatórios e análises financeiras precisas do que precisa ser feito constantemente. Caso não estejam dando certo, novos planos precisam ser elaborados ou os antigos precisam ser modificados, sendo uma atividade vital para todas as empresas.