Pular para o conteúdo

Como funciona a redução de impostos?

É verdade que a carga tributária no Brasil é pesada e representa uma boa parcela das despesas de qualquer negócio, porém o que muitos empresários não sabem é que existe uma maneira de aliviar essa responsabilidade por meio da recuperação de tributos.

Se você quer aprender sobre o assunto e reduzir custos por meio da recuperação de tributos, continue acompanhando para entender mais!

E como funciona?

Os impostos calculados a mais pela empresa ou cobrados indevidamente pelos órgãos responsáveis sempre dão direito à recuperação, além de mudanças na legislação também podem gerar situações onde essa opção pode ser obtida.

E como saber se a sua empresa tem direito? Bem simples fazendo uma auditoria nas contas passadas e nas guias de recolhimento, com a ajuda de um bom profissional das áreas contábil e fiscal, é possível identificar irregularidades e apontar situações em que uma recuperação é aplicável.

Quais tributos são passíveis de recuperação?

Praticamente todo tributo pode ser passível de recuperação se foi pago indevidamente ou a maior, desde que feita uma analise minuciosa através de um contador.

Separamos um resumo objetivo dos principais tributos recuperáveis pelas empresas. Confira:

– PIS e COFINS;
– ICMS e IPI;
– IRPJ e INSS.

Quais são os riscos e as vantagens da recuperação de tributos?

Uma empresa só corre riscos ao solicitar os créditos tributários quando existem irregularidades em suas contas fiscais. Nesse caso, o negócio já está em perigo mesmo sem utilizar a recuperação, já que a Receita Federal e demais órgãos estão cada vez mais eficientes em identificar sonegações.

Em contrapartida, quem opera de maneira correta pode solicitar a recuperação de tributos com tranquilidade e aproveitar as vantagens dessa operação reduzindo custos e aliviando o peso da carga tributária.

Gostei da ideia, mas como fazer essa redução?

Bom, para começar o processo, trouxemos algumas dicas que vão ajudar você a readequar a sua empresa e pagar menos impostos.

  1. Contar com um bom planejamento tributário
    O planejamento tributário pode fazer toda a diferença na hora de prestar contas ao leão, ou seja, considerando a expectativa de faturamento, as despesas operacionais e a margem de lucro, é possível encaixar seu negocio em um enquadramento que fique menos oneroso.
  2. Ter uma rotina fiscal bem organizada
    Para reduzir ao máximo o pagamento de tributos, é importante que toda a papelada da sua empresa esteja muito bem organizada, como as guias de recolhimento, as notas fiscais de entrada e saída, as autorizações, tudo deve estar regularizado e de fácil consulta.
  3. Pague as obrigações em dia
    Atrasar o recolhimento dos impostos pode trazer um alívio momentâneo para o caixa, porem essa atitude custará mais caro no futuro, seja pelo acréscimo de multas ou pelos bloqueios judiciais nas contas da empresa e dos proprietários.
  4. Ajustar a empresa adequadamente
    Ainda dentro do planejamento tributário há várias possibilidades de enquadramento fiscal vigentes. Com a ajuda de uma contabilidade, é possível entender qual é a mais adequada e barata para o seu negócio.
  5. Terceirize algumas atividades
    Algumas atividades não essenciais podem estar onerando o seu caixa, e podem ser terceirizadas para que você não precise contratar tantas pessoas. Serviços que podem ser terceirizados são a contabilidade, a limpeza e manutenção do espaço, a parte jurídica da empresa, entre outros.

 

Viu como fica fácil perceber que a recuperação de tributos pode ajudar a equilibrar as contas e aliviar despesas, e para utilizar essa estratégia e manter o negócio em dia com suas obrigações fiscais, uma boa gestão é sempre fundamental.

Nós da Fattore Contábil possuímos diversas soluções para sua empresa, basta entrar em contato conosco.