Planejamento estratégico é a chave para você mobilizar recursos, estabelecer metas e fazer com que tudo aconteça. Para que o seu negócio tenha sucesso, ter um plano de ação é fundamental.
No post de hoje, iremos abordar todos esses tópicos. Então fique conosco.
O que é planejamento estratégico?
Planejamento estratégico é o processo no qual empresas tomam decisões sobre como vão alocar seus recursos no próximo ano ou em determinado período. Costuma envolver a definição de metas, indicação de ações para alcançá-las e previsão do orçamento necessário.
Resumidamente ele funciona como um roteiro que determina onde a empresa está, aonde quer chegar e quais são as ações necessárias para cumprir essa jornada.
Qual o papel da contabilidade em uma empresa?
É a área responsável pelo controle financeiro de empresas no que se refere à apuração de impostos e taxas referentes à prestação de serviços e venda de produtos.
A contabilidade controla a evolução do patrimônio de uma empresa, onde através dela é possível calcular e registrar todas as operações comerciais e financeiras realizadas no período, produzindo relatórios que serão usados para fornecer aos seus proprietários informações úteis e relevantes para análise da situação econômica e patrimonial da empresa.
Para que serve o planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é essencial desde o projeto da empresa, quando o plano de negócio começa a ganhar forma, porem depois que a ideia sai do papel e a empresa abre suas portas, essa necessidade não desaparece. Pelo contrário: ela se torna ainda mais importante no dia a dia do negócio.
Com um plano bem elaborado, é possível atingir metas como:
– Aumentar as vendas e os lucros;
– Otimizar a gestão financeira;
– Atrair e fidelizar clientes;
– Evitar risco de falência por má administração;
– Estabelecer vantagem competitiva em relação aos concorrentes;
– Aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças do mercado.
Como você notou, essa ferramenta pode ser usada em qualquer situação ao longo da trajetória de sua empresa.
Como fazer um planejamento estratégico bem feito?
Um bom plano deve considerar alguns aspectos como, a análise do ambiente interno, externo, a definição de metas e indicadores de resultados, assim poderá ser formulado com consistência, sendo assim é crucial que haja uma execução efetiva e um controle contínuo dos resultados.
Confira cinco passos fundamentais para formular um planejamento estratégico de alta eficiência em sua empresa.
1. Determine a missão, visão e valores da corporação.
A definição de missão, visão e valores da empresa deve ser totalmente conhecida, permitindo que o planejamento siga de acordo com essas políticas, sendo crucial para que o plano tenha alinhamento com o longo prazo respeitando as crenças da organização.
2. Estabeleça as metas e os objetivos a serem alcançados.
O caminho pelo qual se deseja seguir é muito importante, e os objetivos que se deseja alcançar devem ser bem estabelecidos. Sendo assim estabeleça objetivos e metas inteligentes que irão auxiliar em toda a trajetória da empresa.
3. Analise o ambiente interno e externo da organização.
É importante conhecer bem os recursos de sua empresa, já que grande parte do sucesso do plano depende deles. Questões como colaboradores motivados, processos claros, produtos de qualidade e instalações adequadas são de grande relevância, então não deixe de analisá-las.
Outro ambiente que deve ser levado em consideração é o externo, afinal, ele influencia de as ações empresariais, então questões como crises financeiras, surgimento de novas leis e mudanças de hábitos do consumidor, devem ser pensadas e analisadas com antecedência.
4. Dê atenção especial ao público-alvo.
O público-alvo do planejamento são os seus consumidores finais onde o objetivo final é engajá-los em novas decisões de compra, sendo assim, é preciso dar atenção especial aos clientes, segmentá-los e entender seus hábitos de compra.
5. Monitore os resultados conquistados.
Monitorar os resultados é uma forma de observar se tudo está saindo de acordo com o planejado ou se precisará de ajustes. Com isso, é importante estabelecer quais as ferramentas que serão usadas nesse monitoramento, além de, alinhar os profissionais os cronogramas para avaliar o andamento dos planos que estão sendo postos em prática.
Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a entender como fazer um planejamento estratégico de qualidade. Porem é importante dizer que cada organização possui suas próprias opções, que vão depender do momento que a empresa vive, da capacidade financeira e da cultura organizacional.