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Você sabe o que é e qual o seu Público-alvo?

Entender quem é seu público-alvo é uma das principais chaves
para obter um negócio de sucesso. Afinal, se você não sabe para quem são as
suas soluções, como você vai se comunicar da maneira correta com essas pessoas?

No post de hoje, iremos abordar todos esses tópicos. Bora lá?

O que é público-alvo?

Público-alvo é considerado um grupo específico de pessoas ou
até mesmo organizações que possuem características e problemáticas semelhantes para as quais sua empresa oferece soluções.

Geralmente, um público-alvo é definido através de pesquisas
e estudos. Informações como idade, gênero, classe social e preferências são
coletadas, formando, assim, as características do perfil.

A importância de definir seu público-alvo

Conhecer o seu público-alvo é fundamental, uma vez que
permite a sua empresa:
– Direcionar e personalizar sua comunicação, tornando-a mais efetiva;
– Reduzir os custos e esforços de suas ações de marketing;
– Aumentar a aceitação de seus produtos e serviços no mercado;
– Oferecer uma solução que resolva os problemas de sua audiência.

As pessoas são atraídas primeiramente pela mensagem e
conteúdo de valor que a sua empresa gera e só depois é que elas passam a
comprar os produto ou serviços dessa marca, desse modo uma conexão pessoal é
feita, a confiança é estabelecida a compra é realizada e seu produto ou serviço
passa a ser reconhecida no mercado.

5 passos simples para definir o seu público

Para fazer a definição do público-alvo, não terá facilidade
ou técnicas milagrosas, assim como toda pesquisa de marketing, será necessário
“arregaçar as mangas” e ir a campo descobrir o que se quer saber.

Para entender quem é o seu público-alvo e como atingi-lo, você
deve seguir esses cinco passos simples que vamos explicar abaixo.

1. Pesquise o seu mercado.

Realizar uma pesquisa de mercado é algo muito mais amplo do
que muita gente imagina, e te ajudará a ao seu alvo como empresa. Essa pesquisa
de mercado envolve típicos como, verificar seus principais concorrentes, conversar
com potenciais clientes e realizar pesquisas para obter mais dados seja por redes
sociais, questionários e etc.

2. Saiba qual é o problema que o seu negócio soluciona.

Toda empresa tem o objetivo de solucionar os problemas e as
necessidades de seus clientes através de seu produto ou um serviço. Então você
deve se perguntar, qual o problema que meu negócio promete resolver e qual o
perfil das pessoas que possuem o problema que meu produto ou serviço resolve?

3. Use algumas ferramentas digitais.

O uso da tecnologia é ótima ferramenta e essencial para
cruzar dados com as pesquisas que foram feitas pela sua equipe, pois é possível
visualizar o que está sendo mais pesquisado no momento e os dados demográficos
sobre quem pesquisa esses assuntos.

4. Crie diferentes grupos de segmentação.

Uma vez que você já realizou a sua pesquisa e conversou com diversas
pessoas, é chegada a hora de criar diferentes grupos de segmentação. Já que é
grande a probabilidade de que você tenha conseguido chegar a diferentes
públicos através das informações coletadas, você jamais saberá deles qual é o
mais efetivo, somente testando cada um deles por vez.

5. Mantenha sempre tudo atualizado.

Por mais que você tenha se empenhado e pesquisado em
diversos locais e canais, o comportamento das pessoas e do mundo está em
constante atualização, então sempre faça uma analise se sua solução está de
acordo com o que seu publico precisa e caso não esteja atualize a sua forma de atuação
no mercado, realizando todas as etapas novamente ajustando o que for
necessário.

Definir o público-alvo é tão importante quanto criar um nome e uma identidade para uma empresa. Sem ele, você caminha às cegas, sem saber com quem falar e como falar, então, foque nisso para aumentar suas vendas.